Há diversos fóruns e comunidades pela net voltados exclusivamente para os admiradores de locomotivas e vagões.
O LUCAS VIEIRA FAGUNDES, ke tem 14 anos, e mora em vitoria ES, é um desses adoradores!!
Ele começou a se interessar pela ferrovia há 2 anos, quando fez sua primeira viagem de trem. Daí em diante vive peskisando e é ligado em tudo o ke diz respeito a esse assunto.
Para expor um pouco mais o seu conhecimento, ele escreveu um pouco do ke sabe sobre a estrada de ferro Vitória Minas - EFVM para dividir com os apaixonados por trem.
A ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS É UMA FERROVIA CENTENÁRIA QUE EXISTE NO BRASIL E PERTENCE À COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, QUE ATUALMENTE SE CHAMA VALE.
TUDO COMEÇOU COM AS CIDADES RIBEIRINHAS DO VALE DO RIO DOCE QUE, DEU ORIGEM AO DESENVOLVIMENTO DA ESTRADA DE FERRO VITORIA MINAS.
ELA FOI FATOR DE PROGRESSO EM TODO VALE DO RIO DOCE.
O PROPÓSITO DE PEDRO AUGUSTO DA CUNHA NOLASCO ERA FAZER UMA FERROVIA QUE LIGASSE VITORIA (ES) A DIAMANTINA (MG), ABRINDO ASSIM UM CORREDOR DE EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS ATRAVÉS DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.
DA CAPITAL ESPIRITO-SANTENSE VIRIAM INÚMEROS PRODUTOS PARA O NOSSO ESTADO INDUSTRIALIZADOS VINDOS DE OUTROS PAISES, BEM COMO DOS GRANDES CENTROS INDUSTRIALIZADOS, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO.
EM 1900 DEPOIS DE LONGOS E EXAUSTIVOS ESTUDOS, PEDRO NOLASCO CONTOU COM APOIOS GOVERNAMENTAIS, SÓ QUE O MAIOR APOIO VEIO DE SEU AMIGO E SOGRO, MARQUÊS DE SAPUCAHY.
EM 1903 FOI CONSTRUIDA EM SÃO CARLOS (CARIACICA, PROXIMO A VITORIA) A PRIMEIRA ESTAÇÃO, TENDO SIDO LANÇADO TAMBÉM OS PRIMEIROS TRILHOS RUMO A MINAS GERAIS.
COM POUCOS RECURSOS FINANCEIROS E UM CALOR ESCALDANTE E DOENÇAS TROPICAIS EM PROFUSÃO,COMO SE ISSO NÃO BASTASSE SURGIRAM OS
OBSTACULOS NATURAIS COMPOSTOS DE SERRAS,CASCALHOS,PEDRAS,RIOS E RIACHOS ALEM DE IMENSAS AREAS PANTANOSAS,OS OPERARIOS
CONTAVAM APENAS COM SUA INDOMACIA MANUSEANDO PICARETAS, ENXADAS,ALAVENCAS E PÁS.
MAL PAGOS PELA FALTA DE RECURSOS DA EMPRESA E POR ISSO MESMO MAL ALIMENTADOS.AGENTES A SERVIÇO DA FERROVIA RECRUTAVAM CENTENAS DE NORDESTINOS FUGIDOS DO FLAGELO DA SECA.
ENGENHEIROS COMO JOÃO LINHARES,JOÃO TEIXEIRA SOARES,ABEL CECILIANO DE ALMEIDA E ELIEZER BATISTA PARTICIPAVAM DAQUELA LUTA TITÂNICA.
EM 1905 OS TRILHOS JA CHEGAVAM EM COLATINA, SEMPRE MARGEANDO AS ENCOSTAS E FAZENDO GRANDES ATERROS. PRESSIONARAM O ENTÃO
GOVERNADOR FEDERAL PARA QUE MUDASSE O ITINARIO DA VITÓRIA MINAS ,AO INVES DE SEGUIR PRA DIAMANTINA SEGUIRIA RUMO A ITABIRA .
INICIOU AS OBRAS DA VITORIA MINAS EM 30 DE MARÇO DE 1903,INAUGURANDO OS PRIMEIROS 28 KMS EM 13 DE ABRIL DE 1904. O PONTO DE PARTIDA
ERA A ESTAÇÃO DE SÃO CARLOS(HOJE PEDRO NOLASCO)EM VILA VELHA .
O PRIMEIRO TREM PARTIU EM 13 DE MAIO DE 1904. NESTE DIA FOI INAUGURADA A ESTAÇÃO ALFREDO MAIA, DEPOIS BATIZADA DE CAPITANIA.
EM 10 DE JANEIRO DE 1935 O DR.PEDRO NOLASCO FALECEU.
FOI O PRESIDENTE DA VITÓRIA MINAS DESDE SUA FUNDAÇÃO ATÉ A SUA MORTE .
POR ISSO NÃO VIU SUA FERROVIA CHEGAR A ITABIRA, INAUGURADA EM 30 DE
OUTUBRO DE 1947.
POR: LUCAS VIEIRA FAGUNDES
Muito interessante, Lucas!!!! Obrigada por estar com a gente!!!
Ke tal comentar sobre isso??? É fácil:
1- Escreva o comentário na caixa abaixo:
2- Embaixo da caixa está escrito "Comentar Como" e na frente disso está escrito "Agitando Google" VC deve clicar em cima disso. Aí vai abrir algumas opções. Escolha a NOME/URL.
3- Vai abrir uma caixa, onde vc vai colocar teu nome embaixo da onde está escrito NOME. Se vc possuir algum blog, site, orkut, escreva o endereço dele onde está escrito URL, caso não tenha ou não keira colocar, pode deixar em branco essa parte e clike no botãoCONTINUAR.
4- Clike no botão "Postar Comentário" Pronto!!!
Simples!!! Agora Comentem!!!! Bjus
3 comentários:
Bah, Historia da Vale é di++!
O final foi meio triste pq o cara nao conseguiu ver a ferrovia em operacao
mais hoje ela é a maior ferrovia!!
Muitoo 10!
Parabéns Lucas... é nós na ferrovia!!
com certeza
HOJE A VALE É A MAIOR MINERADORA DO MUNDO
PRESENTE EM 5 CONTINENTES
VALEU PELO COMENTARIO.
É legal esse assunto e essa história é muito bonita!! Parabens lucas
Postar um comentário
Oiii!! Valeu por comentar!!