Jovem defende a plantação de Eucalipto

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cristhofer Dantas, de 13 anos,  ke já participou outras vezes aki com a gente, tem uma visão diferente  ke a maioria das pessoas tem  a respeito das plantações de eucalipto e seu impacto na natureza. 


Para expor seus pensamentos ele nos enviou estas palavras, feitas por ele mesmo  e espera ke cada um tire suas próprias conclusões.  


E lembrem-se: Cuidar do meio ambiente também é nosso dever!


As florestas de eucalipto são as que mais crescem hoje no Brasil, graças as gigantescas indústrias de Celulose e Papel, que também estão crescendo rapidamente.


O assunto a ser tratado aqui é sobre o meio ambiente, as florestas e também o preconceito ambiental (é como eu irei chamar). 


O principalmente assunto vai ser sobre as Florestas de Eucalipto.


O rápido crescimento dessas plantações se deve ao  aquecimento da demanda da Celulose. 


 As plantações devem ultrapassar a marca de dois milhões de hectares. Um hectare são, mais ou menos, 1.500 arvores. 


O estado de MS é um fator a parte, sendo que já é considerada a capital mundial de Celulose, o verdadeiro Eldorado da Celulose. Aqui no estado já estão plantados mais de 350 mil hectares e, até 2017, serão mais 210 mil (30 mil por ano), a marca é chegar a um milhão de hectares. 


Tudo isso tem a ver com a necessidade (em primeiro lugar claro) e também com a concorrência, sendo que MS terá maior área de florestas que SP, mais vai ficar atrás de MG.


Os eucaliptos são muito criticados, sofrem preconceito por falta de informações. 


Muitos falam que os eucaliptos são o “deserto verde”. Outros dizem que eles secam o solo; dizem que usam muita água e empobrecem a terra. Dizem coisas absurdas que não são verdade. 


Mas isso só foi dito graças à própria burrice de quem os plantou, pois tudo tem seu lugar, seu jeito, e, se faz coisa errada, vai sair coisa errada.


Os eucaliptos não secam o solo. Eles retem menos água do que as matas nativas que tem as copas maiores. Eles permitem que a água chegue ao solo mais rapidamente por ter menos folhagem, que diminuem a evaporação para a atmosfera. Eles usam mais água na época da chuva, e menos na época da seca. As raízes não prejudicam o lençol freático, já que eles consomem bem menos água do que plantações de cana-de-açúcar, soja, café, arroz e até da  criação de bovinos e frangos, que gastam mais água que os eucaliptos.


Os eucaliptos são muito eficientes no consumo de água: enquanto 1 litro de água produz 2,9g de madeira, a mesma quantidade de água produz 1,8g de açúcar, 0,9 de grãos de trigo e 0,5 de grãos de feijão. Eles não empobrecem o solo, pois quase tudo que  tiram do solo, devolvem (sem contar que ele ajuda no controle da erosão, pois depois do corte, 70% dos nutrientes da arvore que estão na casca ficam ali e são usados como matéria orgânica no solo).


A afirmação de que ele é um deserto verde também é falsa. Por ter de deixar parte da área da propriedade para reserva legal e área de proteção permanente, o eucalipto e os sub-bosques formam um corredor para área de preservação e criam um habitat para a fauna, oferecendo condições de abrigo, alimentação e mesmo de reprodução como mostra estudos feitos pela Klabin e Aracruz Celulose. 


Os eucaliptos também geram muitos lucros quando manuseados de forma certa. Prova disso são os empregos; o recolhimento de impostos; investimentos em infra-estrutura; consumo de bens de produção local; fomento a diversos tipos de novos negócios e iniciativas na área social, como construção de casas, postos de saúde e escolas.


Somados a tudo isso que eu digo como informação, é bom sempre lembrar que um hectare de eucalipto consome por ano 10 toneladas de gás carbônico da atmosfera, contribuindo para a diminuição da poluição, do aquecimento global e do efeito estufa.


Hoje a palavra desmatamento esta sendo substituída pelo reflorestamento, e isso é o melhor, pois assim param de derrubar as florestas nativas. Em resumo digo o seguinte: “Quem planta eucalipto, colhe dinheiro.”


Agora que você já sabe que os eucaliptos são os melhores em florestas, vamos acabar com o preconceito que eles sofrem, vamos informar os desinformados.


O recado tá dado, Cristhofer!!!  Obrigado por estar com a gente mais uma vez!


Viram como ele escreve bem, gente?? 
Agora cada um de vcs reflitam e tirem suas conclusões.
Lembrando ke o Lagoa Funny está aberto a discutir qualquer tema, porém sem impor, ok??


Ke tal comentar sobre isso???   É fácil:

1- Escreva o comentário na caixa abaixo:

2- Embaixo da caixa está escrito "Comentar Como" e na frente disso está escrito "Agitando Google" VC deve clicar em cima disso. Aí vai abrir algumas opções. Escolha a NOME/URL.

3- Vai abrir uma caixa, onde vc vai colocar teu nome embaixo da onde está escrito NOME.  Se vc possuir algum blog, site, orkut, escreva o endereço dele onde está escrito URL, caso não tenha ou não keira colocar, pode deixar em branco essa parte e clike no botãoCONTINUAR

4- Clike no botão "Postar Comentário"  Pronto!!!


Simples!!! Agora Comentem!!!! Bjus

4 comentários:

Anônimo disse...

Di++!

Pelo visto ele tem cara de ser Engenheiro Florestal da Fibria futuramente hehe

Anônimo disse...

Olha gostei do texto está bem escrito mesmo e traz bastante informações ricas em detalhes que ajudam-nos a criar nossas conclusões de uma maneira mais coerente.
Abraços

Viviane disse...

É muito interessante esse assunto, embora ainda seja pouco difundido

Tamires disse...

Por não saber direito sobre o eucalipto, as pessoas acabam também criticando as fábricas de celulose, fazendo rebeliões e etc... mais nao pensam que séria tragico se nao existice o eucalipto pra poder fazer papel

Postar um comentário

Oiii!! Valeu por comentar!!

 
Lagoa Funny | by TNB ©2010